Corte os legumes. Num tacho, aqueça um fio generoso de azeite e caramelize-os muito bem.

Quando estiverem bem tostados (mas não queimados), adicione o vinho do Porto e deixe reduzir até que o álcool evapore.

Nessa altura, junte o pato, o presunto, o chouriço e as folhas de louro. Cubra com água e deixe cozinhar em lume brando entre 45 minutos a 1 hora.

No final desse tempo, retire as carnes do tacho. Corte o presunto e o chouriço em pedaços. Não se esqueça de deixar algumas rodelas de chouriço para decoração. Desfie o pato e descarte todas as peles e ossos. Coe o líquido que restou e reserve.
Num tacho, verta um pouco da gordura do pato e refogue em lume brando uma cebola picada e dois dentes de alho.

Mais tarde, adicione o arroz e deixe fritar.

Quando o arroz ganhar alguma cor, junte o caldo. Tempere com sal (se sentir necessidade) e deixe cozer durante 10 minutos.

Por fim, adicione as carnes e envolva.

Passe tudo para um tabuleiro de ir ao forno, decore com as rodelas de chouriço que reservou e cubra com uma quantidade generosa de queijo ralado.
Leve ao forno a 200ºC por 15 minutos para gratinar e ficar dourado.

Queijo mozzarela ralado é a melhor opção, uma vez que não tem um sabor muito forte que comprometa o equilíbrio do prato.
Embora comprometendo o resultado final, devido ao sabor característico e à textura suculenta do pato, pode utilizar como alternativa o frango.
Saladas verdes frescas, legumes grelhados e salteados são sempre boas opções.
O Arroz de Pato Gratinado com Queijo é uma receita fácil de preparar, ideal para ocasiões especiais ou para surpreender a família. Experimente esta deliciosa receita e transforme seu jantar num verdadeiro banquete!